SERVIÇOS DE LOGÍSTICA PARA AÇÕES PROMOCIONAIS

SERVIÇOS DE LOGÍSTICA PARA AÇÕES PROMOCIONAIS

Logística de ações promocionais - Por que uma parceria de confiança faz a diferença?

As ações promocionais tem por objetivo buscar a conscientização das marcas através de crescimento nas vendas e fidelização. Além disso, ajuda a divulgar os produtos, conscientizar os clientes potenciais, se posicionar perante o mercado e se manter sempre em comunicação com seu público alvo. O cliente busca isso e a marca sempre buscará de uma forma ou de outra impactá-lo.

 

Tão necessário quanto uma boa apresentação do marketing promocional em busca da divulgação maciça da marca, está o papel da logística promocional que atua como suporte importantíssimo para que os objetivos sejam alcançados no prazo estipulado e para que as ações promocionais sejam realizadas com sucesso.

 

Os processos da Logística Promocional podem ser explicitados como:

 

  • Planejamento Logístico: cronograma para atender as necessidades do processo promocional.


  • Embalagens: um dos mais importantes itens do processo logístico. Tem função decisiva no custo da operação de distribuição em decorrência do peso e dimensões cúbicas por caixa. Preferencialmente a embalagem deve ser caixa de papelão ou isopor, dependendo do produto. Deve ser evitado pacotes em plástico bolha e papel pardo devido ao risco que expõe o material interno podendo sofrer avarias, riscos, amassaduras, entre outros.


  • Manuseio: também possui decisão importante na formação dos custos da operação, pois está ligada a contratação de mão-de-obra para montagem dos kits. Para montagem de kits nominais, essa etapa é fundamental. Pois deve ser separado de forma adequada, para que a pessoa certa receba seu kit com seu nome. O inverso disso pode gerar um ruído enorme, principalmente por meio das mídias sociais, tão acessíveis nos dias de hoje e que atinge um número enorme de pessoas.


  • Armazenagem: deve ser analisado com muita atenção para não comprometer o espaço físico das agências de publicidade ou então assumir custos com terceirização do local para armazenar.


  • Etiquetagem: faz parte do processo de manuseio. Responsável pela eficiência no transporte, pois demanda cuidados e economia ao evitar reentregas, devoluções decorrência de não conformidades do local a ser entregue o produto devido o endereço do destinatário estar incorreto.


  • ICMS: O envio de kits devem estar acompanhados de uma nota fiscal de remessa, evitando-se assim problemas de fiscalização fazendária. O ICMS é um imposto estadual e tem grande importância na composição de receitas do estado. Dessa forma a emissão de nota fiscal de simples remessa evita qualquer dúvida relativa ao processo de recolhimento do imposto, que por via das dúvidas uma declaração simples de envio de transporte pode gerar.


  • Informações: sempre será necessário para que se possa fazer uma cotação as seguintes informações: locais de entrega, quantidade de volume, peso, dimensões das caixas, valor de NF, necessidade de manuseio, separação, compra de embalagens específicas, informar se o material é perecível ou carga seca, se possui vidro (vidros são permitidos transporte somente com engradados de madeira), prazo de entrega, local de coleta, etc. Toda informação deve ser passada de forma mais detalhada possível para que a estimativa de preço seja a mais próxima da realidade, lembrando que os valores devem se serão revistos, para maior ou menor, após a aferição caso seja aprovado.

 

 Parcerias de resultados em logística promocional


Sugerimos que a agência opere sempre com um operador logístico terceirizado para realizar os trabalhos de montagem de kits, ou com transportadoras especializadas no assunto e de confiança, para que realizem um trabalho tão bom quanto foi planejado durante o desenvolvimento do produto.

Departamentos de marketing devem ter uma dimensão daquilo que procuram e colocar o custo logístico no orçamento de desenvolvimento da ação, caso contrário poderá se deparar com valores maiores do que o imaginado, dependendo da complexidade, localidade, tipos de produtos, etc.

 

A Arghi é uma transportadora especializada nesse processo, realizando trabalhos para agências de publicidade e departamento de marketing de empresas multinacionais a mais de 20 anos com satisfação e inclusive indicação dos serviços prestados devido a toda atenção nos pontos abordados: da coleta, ao manuseio, separação, identificação, envio e acompanhamento das entregas até o cliente final.

 

Concluindo, o processo de planejamento logístico quando bem elaborado e organizado evita dissabores como atrasos, extravios, avarias, que possam atrasar toda a campanha de marketing.

Azul anuncia suspensão de serviços em cidades com menor volume de tráfego: impactos e perspectivas
Por Rafael Borghi 30 de janeiro de 2025
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil e parceira estratégica da Arghi, anunciou recentemente a suspensão de operações em algumas cidades a partir de 2025.
Fusão entre Azul e Gol visa iniciar operações conjuntas em 2026
Por Rafael Borghi 22 de janeiro de 2025
A junção das duas empresas promete sinergias, ganhos de escala e benefícios para clientes e investidores, com operações conjuntas previstas para 2026.
Tendências da logística de medicamentos para 2025
Por Rafael Borghi 16 de janeiro de 2025
A logística de medicamentos desempenha um papel fundamental na garantia de que os produtos farmacêuticos cheguem aos pacientes de forma segura e eficiente.
Mostrar mais
Share by: