EXTRAVIO E AVARIAS DE CARGAS
Quando falamos em transporte de cargas, os grandes vilões são os extravios e as avarias. Mas como fazer para minimizar e evitar os riscos ou garantir que eles não ocorram? Quais são os procedimentos caso ocorra algo com sua carga e o que esperar? Confira abaixo:
Causas mais frequentes de extravio de cargas
Os extravios ocorrem quando existe vulnerabilidade nas caixas de transporte. Elas podem ser fruto de espaços vazios não preenchidos, pouco cuidado com o fechamento das caixas tanto na parte de cima como inferior ou falta de zelo, volumes muito pequenos, entre outros.
Tanto no modal aéreo quanto no rodoviário problemas podem ocorrer. O importante é a escolha do seu parceiro e os cuidados que ele tem em todo o processo, do início ao fim, da coleta a entrega final.
Na Arghi todas as mercadorias são revisadas visualmente de forma externa e todo o cuidado necessário para proteger as encomendas de nossos clientes são tomadas. Nosso intuito é nos antecipar contra imprevistos e para isso todo cuidado é pouco. Desde a mercadoria que não sofre manuseio, até aquela que é montada do início ao fim na empresa.
Quem se responsabiliza pelo extravio de cargas durante o transporte?
Existem duas possibilidades de trabalho. Aquela em que o detentor da carga possui seguro próprio e o repassa ao transportador, cabendo a ele somente o cumprimento do Gerenciamento de Risco do embarcador. Nessa modalidade não há cobrança de seguro pela transportadora. No outro caso o transportador trabalha sob seu seguro próprio e cobra do embarcador uma taxa por isso.
Um ponto importante nesse quesito é: quando estiver selecionando sua transportadora parceira e ouvir que possui seguro para transporte de cargas, exija a declaração de seguros que comprova que ele realmente existe. Isso é um direito seu, além de uma garantia para evitar problemas futuros.
Outro ponto importante é a conferência total dos produtos no ato do recebimento. Realize a conferência antes de assinar o recebimento das mercadorias, pois após essa assinatura a responsabilidade passa a ser do destinatário final. Qualquer extravio ou avaria pode ocorrer posteriormente a entrega da mercadoria e, portanto, é fundamental que isso seja verificado no ato da entrega. O destinatário deve fazer uma ressalva no verso da nota fiscal caso haja não conformidades, mas isso deve ser feito no ato. Fique atento a essa questão!
Como sua empresa pode evitar transtornos com o extravio de cargas
A melhor forma de evitar problemas é, antes de mais nada, conhecer as exigências da operação. Seus produtos exigem cuidados especiais na embalagem ou manuseio? Qual a distância dos trajetos a serem realizados? São produtos de alto valor agregado? Quais os modais serão utilizados, transporte aéreo, rodoviário ou outro? Você conhece e confia na empresa transportadora?
Com estas informações em mãos, fica mais fácil definir o tipo de serviço a ser contratado, e assim procurar as melhores soluções. Nessa hora, a experiência faz a diferença, pois soluções preventivas de baixo custo podem minimizar bastante os riscos em seu projeto.
Por exemplo:
produtos controlados pela ANVISA
podem demandar cuidados com a temperatura das mercadorias. Afinal, caso elas excedam temperaturas mínimas ou máximas podem comprometer o produto. Por isso, os veículos precisam estar de acordo com as normas – com validação do equipamento refrigerador, dataloggers que monitorem a temperatura interna do baú, controles rígidos, inclusive não só do seu transportador mas do seu destinatário, também.
Além disso, produtos frágeis e quebradiços podem facilmente ser condenados se não tiverem o cuidado necessário e caso não possuam embalagem adequada para o transporte.
Transportadora com boa reputação
Quando falamos no transporte de cargas especiais, a melhor forma de garantir a sua tranquilidade em projetos de transporte e logística é contar com o apoio de uma transportadora de confiança. Na hora de contratar pesquise sobre a reputação da empresa, seus clientes, há quanto tempo atua e faça uma visita para verificar sua estrutura. Desconfie de soluções milagrosas e descontos fora do padrão – você pode estar contratando algo diferente do que necessita ou que irá trazer problemas posteriormente e o barato poderá custar caro.
Veja aqui como reconhecer uma Transportadora de Qualidade.
Outras características importantes:
Manual de Boas Práticas, Frota Própria e Uniformização
Estas são algumas das características que podem ajudar a reconhecer uma transportadora de qualidade.
Um Manual de Boas Práticas é um documento que detalha os procedimentos padrão relacionados aos processos logísticos na prática. É este documento que guia as equipes e a supervisão dos processos, por isso ele deve ser acessível. Sua empresa parceira possui processos documentados? Peça por este manual em sua próxima visita.
O estado da frota de veículos e dos uniformes dos colaboradores também diz muito sobre a forma de trabalhar das empresas. Veículos em bom estado, com manutenção preventiva e comunicação visual adequada, e uniformes padronizados em bom estado indicam profissionalismo. Uma empresa que não é cuidadosa com seu próprio patrimônio pode não ter as melhores condições de cuidar dos seus produtos.
Rastreabilidade de Cargas (Tracking)
Verifique se a sua transportadora possui um processo confiável de rastreabilidade de cargas. É isso que permite o fluxo ágil de informação e consequentemente a resolução de eventuais incidentes ou problemas que possam ocorrer de forma que você fique sempre informado a respeito.
Uma transportadora séria e comprometida com a qualidade de suas entregas deve ter processos documentados de acompanhamento das mercadorias. Desde a coleta até a entrega final, os registros permitem acompanhar o trajeto e mapear eventuais incidentes.
Assim, minimizam-se as ocorrências e tornam-se mais ágeis as resoluções de problemas.
Nossos números
Estamos no mercado há mais de 23 anos e nosso foco sempre foi na qualidade de nossos serviços. Por isso, nossos índices de avaria são extremamente baixos. Contamos com parceiros de longo prazo e acreditamos que a confiança é nosso maior capital.