Atualização, treinamento e preparação precisam ser vistas como compromisso profissional, especialmente num mercado de trabalho tão competitivo. Sobretudo na área de logística, é fundamental estudar, fazer cursos, entender de tecnologia. Ou seja, procurar formas diversas de capacitação.
E quando destacamos a logística, isso se dá pelo crescimento do setor. Segundo o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, em 2019, a estimativa de crescimento de empregos em logística e cadeia de suprimentos era de 26%. Ao passo que a indústria vem crescendo mais rápido do que o tempo necessário para que os trabalhadores possam ser ensinados e recrutados para atuar na área.
Isso significa, portanto, que a transformação da cadeia de suprimentos tem sido tão significativa, que falta mão-de-obra qualificada para atender a demanda crescente e as exigências atuais do mercado. Tudo mudou e continua em expansão de maneira acelerada.
Investir em soluções para o negócio como um todo, inclui criar oportunidades de capacitação dentro e fora das empresas. Afinal, isso se refletirá em cadeias sob medida, qualidade no atendimento com baixo custo, planejamento estratégico e integração da organização.
E são muitas as possibilidades de cursos com certificação que atendam às exigências do mercado, seja pela modalidade online ou presencial. Além disso, um fator importante, mas que nem sempre é reconhecido pelos colaboradores, é o da capacitação por meio próprio da empresa.
Em muitos casos, o ensino avançado ou o treinamento interno podem se traduzir em melhores oportunidades de promoção, melhores perspectivas de emprego, maior reconhecimento e, até mesmo, salários mais altos. Mas, para isso, não basta obter uma certificação ou receber um treinamento.
É necessário colocar em prática as habilidades desenvolvidas, promovendo transformações e mudanças nos processos da empresa, trazendo redução de custos, melhorias contínuas e implementando ações que tragam valor para os processos atuais.
Não é à toa que a maioria das empresas atualmente, seja de qual for o ramo, busca um perfil comportamental adequado à cultura da empresa, fazendo com que isso seja tão ou mais importante que o próprio conhecimento técnico.
Afinal, isso leva os recrutadores a entender que a preparação de um profissional obstinado e empenhado em seu crescimento é apenas uma questão de tempo. Ao contrário, preparar alguém para ser proativo e obstinado é uma tarefa praticamente impossível, pois a iniciativa também deve partir do colaborador.
Dentro das organizações, a área de Gestão de Pessoas enfrenta dificuldades para encontrar profissionais com perfil adequado, no tempo, hora e lugar certos, que se encaixe e se adeque a cada tipo de empresa, tamanho e estrutura. Isso sem contar o desafio para reter e desenvolver talentos.
Por isso, é fundamental que os empregadores enxerguem essa abordagem, procurando adotar um caminho de planejamento, treinamento, desenvolvimento e retenção. Em um mundo competitivo e com enorme demanda, aqueles que encontrarem a melhor maneira de fazer isso acontecer sairão vencedores.
Também é fundamental, que os governos entendam essa lacuna e desenvolvam projetos para capacitação profissional em diferentes áreas e níveis – do ensino médio ao ensino superior, passando por cursos técnicos e de especialização.
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