Ao contratar uma transportadora de qualidade, é importante manter o controle e segurança de suas operações. Para isso, é fundamental que você tenha visibilidade da forma como qual a transportadora rastreia suas entregas.
Um bom rastreamento é baseado em informações e garante que tudo aquilo que você contratou inicialmente seja cumprido. Afinal, através dos registros, é possível verificar cada etapa do processo enquanto suas mercadorias estão com a transportadora – desde o recebimento até a entrega final.
A realidade é que todas prometem entregas dentro do prazo e com qualidade. Porém nem todas têm processos ajustados para garantir esses prazos (Saiba como funciona o sistema de consolidação de cargas). Por isso, aquele baixo preço inicialmente atraente pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Real-Time Tracking ou Rastreamento em Tempo Real
As formas de rastreamento podem depender do que for acordado entre as partes. Para algumas atividades, não é preciso grande rigor e controle na entrega de seus produtos. No entanto, para outros tipos de entregas, como a entrega de medicamentos, vacinas ou produtos biológicos, ou a entrega de materiais promocionais, por exemplo, as exigências podem ser bastante rígidas.
Portanto, quando o serviço que você busca envolver qualidade e controle, é fundamental que seja feito um rastreamento em tempo real.
Isto porque o rastreamento em tempo real lhe dará informações a cada estágio do processo de entrega da sua mercadoria. Da coleta a entrega final. Dando ênfase a todos os pontos importantes que envolvem um serviço de transporte.
Dessa forma, você nunca será pego de surpresa com aquela ligação indesejável do seu cliente questionando por que seu produto ainda não foi entregue.
A avaliação do serviço é fundamental. É ele quem determinará qual a empresa mais indicada para realizar o seu transporte rastreado, não apenas o preço.
Verifique se sua transportadora está habilitada a realizar os serviços necessários, pedindo suas certificações e autorizações de funcionamento, seguros, bem como verificando o estado geral da frota.
Acompanhamento em tempo real das ocorrências
Quando falamos em acompanhamento, cada ponto é importante. Isto porque há diversos tipos de ocorrências, como por exemplo: cancelamento de um vôo ou problema mecânico de um caminhão; mercadoria encontra-se apreendida na SEFAZ ou em uma barreira fiscal.
Qualquer fator que possa prejudicar o prazo de entrega deve ser mapeado. Assim, em caso de ocorrência, a comunicação deve ser antecipada por parte da transportadora – evitando surpresas desagradáveis e auxiliando na melhor resolução dos eventuais problemas.
Informação desde a coleta até a entrega final
Aqui, seu cliente quer colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo. Tudo aquilo que foi acordado merece atenção especial. Em caso de descumprimento dos prazos de entrega, por qualquer que seja a razão, a informação deve chegar assim que a ocorrência for conhecida. Um bom sistema de rastreamento garante essa comunicação.
Serviços de transportes envolvem otimização, roteirização e perfil de veículo. Com o trânsito atual dos grandes centros urbanos, cada minuto vale uma fortuna, portanto, não há tempo a se perder.
Um excelente rastreamento é aquele que auxilia na resolução de todo e qualquer problema quando ele aparecer, principalmente antes de chegar à porta do seu cliente final.
Para melhor controle, é essencial ter as informações acessíveis quando necessário. Por exemplo através de um painel de controle onde seja possível visualizar dados como: data da coleta, número de nf, peso real, peso cubado, valor de nf, valor do serviço prestado, data da entrega e comprovante de entrega carimbado e assinado.
Estes são alguns dos itens que trazem informação importante para quem contrata um serviço de transporte. Se for possível extrair isso para uma planilha, então, melhor ainda!
A comprovação da entrega é uma etapa essencial em um sistema de rastreamento bem estruturado.
Esta comprovação pode se dar através do conhecimento eletrônico de transporte (denominado ct-e – para serviços interestaduais), uma nota fiscal de serviço (denominado nfs-e – para serviços intra-municipais), ou a própria nota fiscal eletrônica (nf-e).
O fato é que muitas empresas só realizam o pagamento do serviço prestado sob a condição de ter o comprovante de entrega original em mãos. Outras verificam a interação deste comprovante dentro do sistema de quem contrata, ou do próprio contratado pelo serviço. Existem vários tipos de exigência para essa parte do processo, variando de empresa para empresa.
O comprovante final de entrega garante se o serviço realmente foi concretizado sem falhas. Ele é tão importante que inclusive, protege o transportador, também.
O procedimento correto quando uma entrega é realizada é a conferência no ato do recebimento, mas nem todas as empresas cumprem isso na prática. Há transportadoras que orientam seus entregadores a deixarem os pacotes, colher as assinaturas e partir imediatamente para a próxima entrega. Isso acontece devido ao volume de entregas e as metas do negócio, mas se houver qualquer problema com a mercadoria, a dor de cabeça será sua.
Sempre confira sua mercadoria no ato da entrega e fique a vontade para fazer qualquer ressalva se houver algo fora de conformidade. Você estará protegido. Reclamações feitas um dia ou alguns dias após a entrega, não podem ser assumidas pelas transportadoras. A partir do momento que a mercadoria é entregue ao cliente final, deixa de estar sob a responsabilidade da empresa de transportes.
A Arghi possui no Rastreamento de Entregas um de seus principais diferenciais competitivos.
Seguimos à risca nosso Manual de Boas Práticas. Afinal, valorizamos a relação com nossos clientes há mais de 23 anos e por isso supervisionamos cada etapa do processo e garantimos o fluxo ágil de informação.
Nossa forma de trabalho permite interação simultânea, pontual e em tempo real. Assim, podemos informar sobre sua encomenda em cada momento crítico ou não, que possa exigir sua interação em busca das soluções mais rápidas.
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