Entenda porque uma transportadora de material promocional é essencial nos processos de transporte, armazenagem e manuseio de produtos ligados ao marketing.
Para manter o bom relacionamento com os consumidores e atrair a clientela, é comum que algumas marcas enviem materiais promocionais para influenciadores ou para seus clientes. Dependendo do conteúdo dos produtos, o transporte pode exigir alguns cuidados importantes. É aí que uma transportadora de material promocional se mostra necessária. Trata-se de uma área especializada nos processos de transporte, armazenagem e manuseio de materiais promocionais ligados ao marketing, merchandising, trade marketing ou endomarketing.
Na prática, funciona assim: enquanto o marketing promocional tem o objetivo de fortalecer a marca, aumentar as vendas e fidelizar os clientes, a logística promocional serve para abastecer eventos e ações com o material necessário.
Essa logística possui várias etapas, que vão desde o recebimento dos produtos até a montagem de kits e envio para os pontos de venda, e também é responsável por uma grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing, causando influência sobre a estratégia adotada.
Materiais promocionais não necessariamente são impressos. Eles podem conter produtos frágeis, quebradiços, perecíveis, entre outras possibilidades. Ou seja, caso o transporte não tenha o cuidado necessário, a campanha que foi planejada pelo marketing será colocada em risco. Com tamanha importância da logística promocional, a área ganhou seu próprio comitê em 1993, o AMPRO (Associação de Marketing Promocional).
Neste artigo, acompanhe todos os detalhes que envolvem a logística promocional!
Primeiramente, vale lembrar que a distribuição de materiais promocionais pode ou não ser direcionada, com um ou vários produtos, para as mais diferentes regiões ou uma localidade específica. Por isso, quanto maior a complexidade, maior o cuidado. Neste transporte, qualquer tipo de erro pode custar muito caro.
É imprescindível contar com o apoio de uma empresa que tenha experiência realizando esse serviço. E mais: provavelmente não será um grande transportador o ideal para essa tarefa, mas sim uma transportadora de cargas especiais, que tenha o cuidado que a empresa necessita.
Abaixo, confira alguns dos principais serviços oferecidos por uma transportadora de material promocional:
Quando o assunto é montagem de kits compostos em geral, isso engloba fornecedores diversos, praças distintas e prazos pontuais. Então, primeiro o transportador precisa de um tempo necessário para poder trabalhar tranquilamente. Além disso, é fundamental o transportador dar os primeiros passos já em posse dos produtos para viabilizar o trabalho com agilidade e assertividade.
Qual será o modelo de embalagem? Caixa de papelão? Isopor? Será preciso o uso de plástico bolha para proteger o material? Tem algo de vidro? Engradados de madeira serão necessários? Todos esses pontos devem e serão analisados.
Se algum dos produtos for chocolate, por exemplo, o ideal é que tenha gelo dentro da embalagem de isopor para que ele chegue em boas condições de consumo. Porém, caso a quantidade de gelo seja exagerada, o produto pode congelar e ser prejudicado da mesma forma. Ou seja, é preciso ter experiência no transporte!
Temos produtos secos e líquidos na composição dos materiais? Não é permitido misturar dentro de uma mesma embalagem. Isso serve para evitar possíveis avarias. Um exemplo prático: imagine que um suco estoure e molhe todo o panfleto durante o transporte?
É preciso ter cuidado para não ultrapassar o peso ideal de uma caixa. Ou seja, não adianta embalar tudo em uma mesma caixa pesando 60kg, já que a chance de avaria é tão grande quanto o mau manuseio. A separação deve ser correta, assim como a montagem da caixa final do produto, realizando a checagem de peso. Caso as especificações não estejam adequadas, poderá ser necessário um novo manuseio.
Logística relacionada às datas e aos padrões de embalagem para lançamento de produtos, respeitando prazos e distribuição.
Campanhas e ações pontuais de ativação de marcas.
Distribuição de objetos ou kits em nível nacional.
Campanhas de aniversário, datas especiais e ações de endomarketing.
Como você viu, os processos da logística promocional não são simples. Muitas vezes são necessárias várias tentativas até encontrar a montagem ideal na separação de produtos. Ao final do trabalho, que precisa ser feito com excelência, não deve existir sobras nem faltas de material.
E quando o prazo é essencial, de nada adianta todo o cuidado se houver algum atraso. Por outro lado, também não adianta correr com o manuseio e o material chegar danificado.
Para o lançamento de produtos, algumas marcas usam vários meios de divulgação. Muitas vezes, por conta do volume, não possuem tempo suficiente para fazer a montagem dos itens.
Para isso as empresas podem contar com o apoio de uma transportadora específica para fazer esse serviço. Esse trabalho, geralmente, envolve a separação dos produtos e precisa de um cuidado especial para que tudo saia conforme planejado.
Portanto, a etapa de transporte é extremamente importante para as ações de marketing promocional. Já que um o processo de planejamento logístico bem elaborado e organizado evita diversos problemas, como atrasos, extravios, avarias que possam atrasar toda a campanha de marketing.
O papel da logística promocional é tão importante quanto uma boa apresentação do marketing promocional em busca da divulgação da marca. O transporte atua como suporte para que os objetivos sejam alcançados dentro do prazo estipulado.
Abaixo, confira os processos da logística promocional:
Planejamento Logístico: cronograma para atender as necessidades do processo promocional.
Embalagens: um dos mais importantes itens do processo logístico. Tem função decisiva no custo da operação de distribuição em decorrência do peso e dimensões cúbicas por caixa. Preferencialmente a embalagem deve ser caixa de papelão ou isopor, dependendo do produto. Pacotes em plástico bolha e papel pardo devem ser evitados por conta do risco causado ao material interno, que pode sofrer avarias, riscos e amassaduras.
Manuseio: também possui decisão importante na formação dos custos da operação, já está ligado à contratação de mão de obra para a montagem dos kits. Para montagem de kits nominais, essa etapa é fundamental, pois deve ser separado de forma adequada para que a pessoa certa receba seu kit com seu nome.
Armazenagem: deve ser analisada com muita atenção para não comprometer o espaço físico das agências de publicidade ou então assumir custos com terceirização do local para armazenar.
Etiquetagem: faz parte do processo de manuseio. Responsável pela eficiência no transporte, já que demanda cuidados e economia ao evitar reentregas e devoluções.
ICMS: os envios de kits devem estar acompanhados de uma nota fiscal de remessa para evitar problemas de fiscalização fazendária. O ICMS é um imposto estadual e tem grande importância na composição de receitas do estado.
Informações: para fazer uma cotação, as seguintes informações serão sempre necessárias: locais de entrega, quantidade de volume, peso, dimensões das caixas, valor de NF, necessidade de manuseio, separação, compra de embalagens específicas, informar se o material é perecível ou carga seca, se possui vidro (vidros são permitidos no transporte somente com engradados de madeira), prazo de entrega, local de coleta etc. Toda informação deve ser passada da forma mais detalhada possível para que a estimativa de preço seja a mais próxima da realidade.
A Arghi é uma transportadora especializada no processo de logística promocional, realizando trabalhos para agências de publicidade e departamentos de marketing de empresas multinacionais há mais de 20 anos.
Conquistamos esse respeito do mercado pela nossa atenção em todos os pontos abordados no transporte, como coleta, manuseio, separação, identificação, envio e acompanhamento das entregas até o cliente final.
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