Logística promocional: cuidados na montagem e distribuição de brindes e kits
No mercado como um todo, através do departamento de marketing das empresas, das agências de publicidade ou até mesmo pelo serviço prestado diretamente pelas gráficas, existe uma demanda de suporte e auxílio, tanto na montagem como na distribuição de brindes e kits promocionais.
Tais ações são realizadas para ativação de marca, seja no lançamento de algum produto específico, onde atualmente tem se usado bastante a presença de influenciadores digitais, ou mesmo como fidelização de clientes.
No entanto, para que esses produtos cheguem ao seu destino, é necessário um apoio logístico que atenda essa demanda. Para isso, as empresas devem possuir conhecimento a respeito dos cuidados no transporte, principalmente com produtos frágeis ou de alto valor, em relação aos seguintes aspectos:
- o quanto as dimensões das caixas podem influenciar no peso final da mercadoria (peso real ou peso taxado);
- a necessidade de utilização de embalagens específicas (evitar utilização de papel pardo, deixar espaço vazio dentro das caixas, entre outros);
- a explicação a respeito dos prazos de entrega que consideram dias úteis e não corridos;
- a necessidade de informações importantes como CPF ou CNPJ do destinatário para que seja possível a emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e) ou conhecimentos de transporte eletrônico (CT-e);
- a condição de que notas fiscais de compras de produtos e notas fiscais de simples remessa são documentos totalmente distintos e fundamentais para que se tenha seguro da mercadoria transportada.
Ou seja, existe um universo de conhecimento necessário para que as empresas e profissionais que utilizam o marketing promocional entendam o mecanismo de distribuição, contratem empresas especializadas e atinjam seus objetivos finais, lembrando que nem toda transportadora está apta ou se interessa por esse tipo de serviço.
Orçamento deve contemplar a logística
O desconhecimento faz com que muitas empresas não contemplem a logística no orçamento, o que altera o custo final do projeto. É bastante comum que as empresas destinem verba para a produção, divulgação e desenvolvimento do produto, mas acabem negligenciando a verba de transporte, o que pode inviabilizar a ação promocional.
Outro ponto que cabe destacar em relação ao serviço de logística especializado, é que muitas queixas são feitas por conta de cumprimento de prazos e informação a respeito do status das entregas.
Entregas trocadas, principalmente quando tratamos de envios nominais, podem afetar e impactar negativamente uma ação.
Expresso Arghi é especialista em logística promocional
A Arghi é uma empresa que há mais de vinte anos atua com excelência no atendimento de empresas desse perfil, trazendo o conforto e garantia de cumprimento dos prazos, com informação ativa e antecipada, garantido com que o trabalho do profissional de marketing seja efetuado com a importância que merece, compromisso e responsabilidade.