Muitas empresas tiveram que se readequar devido ao novo cenário esse ano de 2020, a pandemia causada pela COVID-19. Devido ao fechamento dos comércios, escolas, e a necessidade de trabalho remoto em algumas empresas, gerou um grande impacto na economia do País.
Apesar de sofrer diversos impactos, o setor de logística e transporte continuou com suas atividades normais. Devido ao isolamento social causado pela pandemia, observa-se um significativo aumento de compras por meio da internet para produtos das categorias de saúde, alimentos, bebidas e higiene/cuidados pessoais.
E como manter sua rotina de trabalho normal em meio a uma pandemia?
Em tempos de pandemia, vale ressaltar que além dos riscos de contágio, o período de incubação do vírus pode variar de 4 a 14 dias, e podemos conviver diariamente com infectados assintomáticos. Assim, manter os princípios de higiene são fundamentais.
Pouco se sabe sobre a doença, e há muitos estudos ainda em andamento, bem como testes sendo realizados para liberação de vacinas. Dessa forma, o que pode ser feito é atender as orientações do Ministério da Saúde como:
Diante dessa pandemia, também surgem oportunidades para inovar a forma de atender os clientes. As reuniões presenciais, por exemplo, foram substituídas por reuniões on line afim de evitar aglomeração de pessoas no mesmo ambiente.
A logística dos transportes no mundo vem enfrentando os dois extremos nessa crise: urgência e alta demanda em alguns segmentos como de medicamentos por exemplo. E assim como os cuidados tomados dentro da empresa, os motoristas também devem ter seus cuidados como lavar sempre as mãos com água e sabão, desinfectar com álcool em gel (lembrando que não é recomendado manter álcool em gel dentro dos veículos por se tratar de um líquido inflamável), usar máscara a todo momento, principalmente por estarem mais expostos e em contato com diversas pessoas e ambientes.
O cenário é preocupante, porém, precisamos dar continuidade as nossas atividades, mas, de forma segura e responsável.
Todos os direitos reservados | Expresso Arghi