Em Logística o termo cross-docking é um método que agiliza a entrega de produtos no cliente final. Trata-se de uma evolução. É um sistema de expedição de pedido imediatamente após o recebimento, de modo a evitar a estocagem. O cross-docking real é o recebimento em um armazém de pedidos para outro, onde um segundo armazém consolida as cargas despachadas. Engloba recebimento, separação, roteirização e despacho de produtos num mínimo intervalo de tempo, podendo, em alguns casos, envolver atividades que agregam valor, em geral etiquetagem e reembalagem. Uma sincronia perfeita do que entra e do que sai é crucial.
A agilidade na entrega dos produtos tem como vantagem principal a satisfação do cliente, além da eliminação do processo de estocagem, cujo espaço para alocar os produtos possuem custos elevadíssimos. O método de cross-docking é a alimentação da cadeia de suprimentos sem a necessidade de estoque. O local para recebimento dos produtos terá dimensões reduzidas sendo utilizado apenas para receber os produtos e serem transferidos de imediato ao cliente. Dessa forma mantem o nível de serviço ao cliente mais rápido. Assim, os Centros de Distribuição se concentram no fluxo de produtos e não na armazenagem.
A eficácia desse método está na separação e na expedição dos produtos, ou seja, na conferência na Doca, cujo objetivo é evitar possíveis divergências. Em uma primeira conferência a verificação de lotes e códigos de produtos, bem como possíveis avarias são fundamentais para a excelência na operação. No ponto de cross-docking a conferência já será baseada na nota fiscal de entrega final ao cliente. Portanto, saímos de uma conferência macro, para uma conferência micro.
A utilização do EDI (Eletronic Data Interchange) para transferência de informações para emissões dos conhecimentos de transporte, garantem que os dados não sofram eventuais erros que a emissão manual pode ocasionar. O leitor de código de barras das notas fiscais ajudaria a evitar os erros, mas a agilidade do processo eletrônico EDI garante a emissão dos documentos em lotes de forma muito mais automatizada e rápida.
O método de cross-docking pode funcionar de duas maneiras: de um armazém para outro conforme mencionado, ou em forma de lotação onde após carregamento a entrega segue direto para o cliente ou distribuidor. Quando o embarcador negocia diretamente com outras empresas e não com o cliente final os produtos são recebidos, separados e enviados em transporte de cargas tipo lotação, tornando menor o período de processamento, possibilitando o aumento da satisfação dos clientes, aliando a melhoria na imagem perante o mercado, também. As empresas que recebem as mercadorias em forma de lotação tem seu processo ainda mais agilizado que o cross-docking de cargas fracionadas, pois o processo é ainda mais rápido.
Para que o fluxo de pedido seja executado com os prazos combinados torna-se necessário que o embarcador mantenha um relacionamento estreito com as transportadoras.
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