Muita gente confunde Inovação e Criatividade. No entanto, a diferença entre criatividade e inovação é a mesma que existe entre pensar e fazer. A criatividade pensa coisas novas.
Quando a empresa é o produto, seu modo de interação com o cliente é mais importante do que o produto comercializado.
A inovação ocupa o centro de toda empresa excepcional, e é responsável por um questionamento constante.
Para que a inovação seja significativa, deve sempre adotar o ponto de vista do cliente. Ao mesmo tempo, a Inovação simplifica a empresa, destacando o essencial. Ela deve facilitar, para você e seu pessoal, a operação dos negócios, ou não será inovação, mas complicação.
Inovação é o mecanismo pelo qual a empresa chama a atenção do cliente e estabelece sua identidade. É o resultado do perfil das necessidades e expectativas inconscientes do cliente, gerada cientificamente e verificada quantitativamente.
A Inovação é a arte de encontrar o melhor caminho, gerando um alto nível de energia em todas as empresas onde é alimentada e estimulada. Essa energia, por sua vez, contamina todos que se relacionam com a empresa – empregados, clientes, fornecedores e financiadores. Em uma empresa inovadora todos crescem.
A Inovação é a assinatura feita por mão arrojada e imaginativa.
Isoladamente, a Inovação não leva a lugar algum. Para ser efetiva, toda inovação precisa ser quantificada. Sem a Quantificação, como saber se a Inovação deu certo? Quando falo em Quantificação, eu me refiro aos números relacionados ao impacto causado pela inovação.
A maior parte das empresas não pratica a Quantificação. Isso custa a elas uma fortuna! Poucos pequenos empresários acreditam em Quantificação, e os que acreditam são muito poucos que creem na importância de Inovações aparentemente insignificantes.
Todo processo de Desenvolvimento de Negócios deve ser quantificado desde o início. Comece quantificando tudo que se relaciona com o seu modo de fazer negócios, porque sem os números você não pode saber onde está e muito menos aonde vai. Com os números, a sua empresa adquire um significado totalmente novo. Ela se enche de possibilidades.
Depois de introduzir uma Inovação, quantificar seu impacto sobre os negócios e encontrar uma estratégia melhor do que a anterior, além de descobrir como aumentar as respostas positivas dos clientes, empregados, fornecedores, é hora de orquestrar tudo. Orquestração é a eliminação da escolha, no nível operacional da empresa. Sem a orquestração, nada pode ser planejado nem previsto – pelo empresário ou pelo cliente. Se você age de modo diferente em cada ocasião, se deixa que os funcionários atuem seguindo escolhas e critérios próprios, está criando o caos, e não a ordem.
“A liberdade de ação é inimiga da ordem, da padronização e da qualidade.”
Quando falo em seguidores da Orquestração, quero me referir a qualquer indivíduo seriamente decidido a produzir um resultado consistente e previsível no mundo dos negócios, quaisquer que sejam seu setor e seu período de atuação. A necessidade de Orquestração baseia-se na única previsão acerca das pessoas: sua imprevisibilidade.
A Orquestração é a certeza que falta em todas as outras experiências humanas. É a ordem e a lógica por trás da busca do ser humano pela razão. A Orquestração é tão simples quanto fazer o que você faz, dizer o que diz, parecer-se como se parece – ser como é e quem é -, desde que dê certo e produza resultados desejados. Quando deixar de funcionar, mude! O Processo de Desenvolvimento de Negócios não é estático. Não é algo que se faz e pronto. É algo que se constrói o tempo todo.
O Processo de Desenvolvimento de Negócios é dinâmico, simplesmente porque o mundo, sempre em movimento, não tolera objetos imóveis e, mais cedo ou mais tarde, baterá de frente com a sua criação, acabando por destruí-la.
Depois de inovar, quantificar e orquestrar alguma coisa na empresa, você deve continuar a inovar, quantificar e orquestrar.
Para resumir, Inovação, Quantificação e Orquestração representam a espinha dorsal de toda empresa extraordinária. São a essência do Processo de Desenvolvimento de Negócios.
Processo de Desenvolvimento de Negócios, não passa de estratégia sem nexo se não tocarem corações, mentes e almas.
Qualidade não passa de uma palavra vazia se não incluir paixão, harmonia, determinação, equilíbrio e cuidado.
A empresa representa a vida, e este trabalho trata da vida. Trata de entrar em contato consigo, diante de um mundo incrivelmente complexo que tem muito a ensinar se estivermos dispostos a aprender.
Assim, pode-se considerar o Processo de Desenvolvimento da Empresa uma metáfora para a transformação pessoal; para a tomada de consciência da vida real; para o desenvolvimento de habilidades verdadeiras dentro de uma estrutura com projeto próprio; para o entendimento da dinâmica da mudança, do valor, da comunicação, do raciocínio. É ideia. É filosofia. É cosmologia. É o que você quiser que seja.
No final das contas, é uma oportunidade de realizar o que for possível, tanto no ponto onde você se encontra agora como em outro que venha a alcançar, com imaginação e vontade.
Lições retiradas do livro: The Most Successful Small Business in The World Autor: Michel E. Gerber